sábado, 16 de fevereiro de 2013

SAIU NO EXTRA.. MUSA NEGRA ELIDIANE FERREIRA

SUCESSO A MUSA NEGRA 2009 ELIDIANE FERREIRA



Oficinas movimentam Instituto Nossa Senhora do Teatro, criado há 10 anos, após curso de Fernanda Montenegro

O Instituto Nossa Senhora do Teatro completa dez anos em agosto
O Instituto Nossa Senhora do Teatro completa dez anos em agosto Foto: Thiago Lontra / Extra
Paula Fernandes
Tamanho do textoA A A
"Aprendi que poderia e deveria partilhar os conhecimentos conquistados durante um curso que fiz com a atriz Fernanda Montenegro, em 2002, no Sesc de São João de Meriti", relembra Ricardo Andrade Vassillievitch. Essa foi a sua fonte de inspiração para criar — um ano depois — a companhia Nossa Senhora do Teatro, em Nova Nova Iguaçu, sua cidade. Tudo em parceria com o amigo Jefter Paulo.
O sonho cresceu e o grupo, que completa dez anos em agosto, transformou-se em instituto e passou a oferecer, gratuitamente, a Oficina Escola de Preparação de Atores, no Centro do Rio de Janeiro.
— É gratificante democratizar o acesso ao conhecimento. A maioria dos nossos alunos é da Baixada Fluminense. Os atores da companhia também são — comenta Ricardo.
Os interessados no curso de teatro podem fazer inscrição até o dia 10 de março pelo site www.nossasenhoradoteatro.com.
Raisa Carvalhaes é um dos frutos dessa iniciativa.
— Fui aluna do curso em 2007. Ganhei um prêmio de melhor atriz, em 2009, com o personagem Julieta, de Shakespeare — diz Raisa, que tem 19 anos e mora em Nilópolis.
Entre as conquistas do Instituto Nossa Senhora do Teatro, Ricardo Vassillievitch destaca a de 2009. Na época, a instituição conquistou o Prêmio Unicef Tempos e Espaços para Aprender, pela excelência nos trabalhos desenvolvidos. Em 2011, veio o Prêmio de Cultura do governo do estado do Rio. Junto, de acordo com Ricardo, o título de terceira melhor instituição do estado.
Trabalho em parceria para revelar talentos
A parceria nos palcos entre Ricardo Andrade Vassillievitch e Jefter Paulo, diretores do Instituto Nossa Senhora do Teatro, começou junto com a amizade.
— Ricardo precisava de um operador de som e fui indicado por amigos. Na época, ele contou da inspiração de Fernanda Montenegro. A partir daí, começamos a pensar na companhia — conta Jefter.
Revelada em uma das oficinas, Elidiane Ferreira virou atriz profissional. Ela conta que a relação com o grupo é intensa.
— Foi lá que tive o meu primeiro contato com teatro. Amadureci como ser humano e, é claro, profissionalmente — diz Elidiane, de 21 anos.
Rossana Siqueira, de 28 anos, está há um ano na companhia e também dá destaque ao aprendizado.
— Participei da Oficina Escola de Preparação de Atores. Hoje sou atriz profissional. A didática deles envolve o aluno, amplia os horizontes — explica Rossana, de Nova Iguaçu.


Nenhum comentário: