INFORMATIVO: VOCÊ SABIA QUE.................

05-10-12


Nova africa - Berço da humanidade







01-10-12

I Seminário Internacional da Afrodescendência





Começou ontem o evento que vai do 5 ao 7 de dezembro. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar realiza o I Seminário Internacional da Afrodescendência sobre o tema "20 anos do Neab/UFSCar: desafios ante a maturidade", que comemora em conjunto a criação do Núcleo e o Ano Internacional dos Afrodescendentes. O evento é aberto ao público interessado e as inscrições podem ser feitas até a data do Seminário.




O evento busca reunir pensadores e pesquisadores em torno das discussões sobre a discriminação, racismo, memória social afro-brasileira, ações afirmativas e educação para as relações étnicorraciais. Nestes temas incluem-se discussões mais específicas, que abordam questões contemporâneas no Brasil, como a Lei 10.634/03 e diáspora africana. Além disso, as discussões relacionadas aos 20 anos do Neab terão como objetivo avaliar a sua trajetória ao longo destes anos e propor reflexões sobre as contribuições, desafios e ações futuras do Núcleo. A programação conta com mesas-redondas e rodas de conversa com diferentes pesquisadores da temática do Brasil e do exterior.

Nas fotos aparecem os convidados desta 3a feira: Prof. Dr.Emerson da Cruz Inácio (USP) e Profa. Dra. Inocência Mata (Universidade de Lisboa), Prof. Dra. Joyce E. King (Atlanta) ,juntamente com os Professores Doutores anfitriões Petronilha B. G. Silva e Valter Silvério da Ufscar.




** atividades do Seminário acontecem nas dependências da UFSCar, conforme consta na programação no link abaixo. Mais informações podem ser obtidas no site do NEAB UFSCAR ou pelo telefone (16) 3351-8408













CIDADANIA

Faculdade Zumbi dos Palmares forma sua primeira turma em Direito

Instituição incentiva inclusão social e nega modelo de mercantilização do ensino


São Paulo – A Faculdade Zumbi dos Palmares forma sua primeira turma do curso de direito hoje (14), composta por 70 estudantes negros e negras.
Para César Britto, um dos paraninfos da turma e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), este é um acontecimento histórico. “Estes formandos tem um papel muito importante porque quebram um paradigma patrimonialista brasileiro, de que para escravizar as pessoas, basta não educá-las”.
Para ele, os alunos são um exemplo de liberdade. “Eles mostram que é possível e necessário educar as pessoas para que elas possam ser donas de si mesmas e de sua liberdade”, diz.
Foi na gestão de Britto como presidente da OAB que foi criada a Faculdade Zumbi dos Palmares. Ele firma que o exemplo de inclusão deve ser seguido por outras instituições e elogia a Faculdade por não estar voltada à mercantilização do ensino.
O orador da turma será o técnico de laboratório da indústria cimenteira e dirigente sindical Manuel Bonfim, de 51 anos. Ele conta que iniciou um curso de engenharia química em Mogi das Cruzes, mas não concluiu por falta de dinheiro.
Após assistir uma reportagem na televisão sobre a Faculdade Zumbi dos Palmares e ver que a mensalidade cabia no orçamento, resolveu entrar no curso de Direito. Bonfim já decidiu que será advogado trabalhista.
“Me dedicarei também à questão da inclusão social, para que de alguma forma eu possa contribuir para que pessoas da mesma classe social que nós possam ingressar na faculdade”, diz ele.
A Faculdade Zumbi dos Palmares é a primeira e única instituição de ensino superior no país que tem 87% de alunos afrodescendentes. A colação de grau será às 19h, no Memorial da América Latina, e contará com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.


Fonte: Rede Brasil Atual.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/09/faculdade-zumbi-dos-palmares-forma-sua-primeira-turma-em-direito



Lado a Lado' retrata a luta dos negros e das mulheres no séc. XX



Camila Pitanga e Lázaro Ramos vivem Isabel e Zé Maria. Foto: TV Globo/Divulgação
Camila Pitanga e Lázaro Ramos vivem Isabel e Zé Maria
Foto: TV Globo/Divulgação
Lado a Lado, trama que substituirá a espírita Amor Eterno Amor, na faixa das 18h na TV Globo, trará para as telinhas o Brasil do século XX, em que o preconceito contra os negros e a submissão feminina imperavam no País. A história central gira em torno de dois casais: Zé Maria (Lázaro Ramos) e Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso). O primeiro mostra como os negros sofreram para se inserir na sociedade nos primeiros anos após a abolição da escravatura e o surgimento do samba. Já o segundo casal se conhece apenas no dia do casamento e estabelece um laço de amizade.
De classes sociais distintas, Laura e Isabel se conhecerão no dia de seus casamentos e, desde então, nascerá uma amizade forte e especial entre elas. Após esse encontro, impulsionadas pela luta pelos direitos das mulheres e a busca de sonhos, as histórias de vida das duas mudará e elas terão que enfrentar diversos desafios, que testarão a coragem e a força das duas mulheres à frente de seu tempo.
Cenário
O cenário é de suma importância para 'mergulhar' o telespectador na história, porém, a produção da novela teve dificuldades para encontrar um espaço no Rio de Janeiro, local em que a novela se passa, que retratasse a cidade no início do século passado. A solução achada pelo diretor Dennis Carvalho foi levar a equipe para Petrópolis, região serrana fluminense, e para São Luís do Maranhão. "Petrópolis tem palácios e casarões muito bem preservados e o centro histórico de São Luís possui uma arquitetura que muito se assemelha a do Rio de 1904", explicou Dennis sobre a escolha das duas cidades.
Depois de encontrar os locais perfeitos, a equipe enfrentou mais um desafio: o deslocamento de diversas pessoas. Os profissionais envolvidos nas gravações, no total 350 pessoas, permaneceram oito dias em Petrópolis. Já no Maranhão o número de técnicos, figurantes e elenco subiu para 850, em 10 dias de trabalho intenso.
Escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho, direção geral de Vinícius Coimbra e supervisão de Gilberto Braga, Lado a Lado estréia no dia 10 de setembro, às 18h.
Saiba mais sobre os personagens principais:
Laura Assunção (Marjorie Estiano)
Laura é uma mulher à frente de seu tempo. Estudada, ela sonha em trabalhar como professora e ser escritora, algo praticamente proibido para as mulheres de elite como ela. A moça está de casamento marcado, entretanto, não é de livre e espontânea vontade. A união arranjada com Edgar é a última esperança de sua mãe, a ex-baronesa Constância (Patricia Pillar), reconquistar o status social perdido com o fim da monarquia.
Edgar Vieira (Thiago Fragoso)
Edgar é filho do poderoso senador da República Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes). Morando em Portugal, onde se formou advogado, o rapaz volta para o Brasil para se casar com Laura Assunção, a quem estava prometido desde a infância. Após seu regresso ao País, ele precisa ajudar o pai nos negócios da família. Entretanto, não deixará de lado a vontade de lutar pelos menos favorecidos e sua paixão pelo jornalismo.
Isabel Nascimento (Camila Pitanga)
Isabel busca um futuro de igualdade para seus amigos negros, que foram despejados de um cortiço, fundando a favela do Morro da Providência, localizada na região central do Rio. Exuberante, não demora muita para Zé Maria encantar-se por ela. Filha de um ex-escravo, Isabel nasceu livre, mas trabalha desde os 14 naos na casa de Madame Besançon, com quem aprendeu etiqueta e a falar francês. Mulher forte, ela vai dar exemplo de luta, de que é possível sonhar e ter liberdade.
Zé Maria dos Santos (Lázaro Ramos)
Zé Maria, também conhecido como Zé Navalha devido a sua habilidade como barbeiro, é um homem do seu tempo, um capoeirista que aos poucos vai se conscientizando do papel que tem que exercer na sociedade. Ele começa a lutar para que a capoeira deixe de ser considerada uma coisa marginal, mas ao mesmo tempo quando Isabel resolve se emancipar, ele não entende. Além disso, o amor do casal passará por muitas provações. O irmão de Laura, Albertino, não resistirá aos seus encantos e se apaixonará por ela, o que vai motivar ainda mais a ira da mãe do rapaz
.


Fontes: portal Terra












Alagoas terá ‘Programa Juventude Viva’
Durante a apresentação dos dados parciais do Plano Nacional de Segurança Pública em Alagoas, o governo anunciou o Programa Juventude Viva – cujo piloto também será lançado no Estado, a exemplo do Brasil Mais Seguro.
O secretário executivo da Presidência da República, Rogério Sotelli, disse que a iniciativa do Governo Federal visa implementar uma política de inclusão social e de cidadania para jovens, que são as potenciais vítimas da violência.
Conforme a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, em 1999, Alagoas ocupava o primeiro lugar no ranking de mortalidade infantil. Agora, está na 12ª posição.
“O que acontece é que tiramos a morte da criança e deixamos vulnerável a juventude, ou seja, estamos dando apenas um fôlego de vida. Esse conceito precisa mudar. A cultura da violência tem que ficar no passado em Alagoas”, mencionou Miki.
O Plano da Juventude ainda não tem data para ser lançado, mas há a expectativa que a presidente Dilma Rousseff esteja presente na solenidade.
O secretário executivo da Presidência da República continuará em Alagoas para os primeiros estudos da iniciativa.
Redução
Os números divulgados pela cúpula da Segurança ontem indicam que houve uma queda de 5% no total de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) registrados em Alagoas entre 27 de junho – dia em que o Plano de Segurança foi implantado no Estado – e 27 de agosto de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado. São 18 mortes a menos por homicídio, latrocínio, resistência seguida de morte e lesão seguida de morte, tipos de crime que formam os CVLI. (Com agências)






fontes.http://www.tribunahoje.com/noticia/38817/cidades/2012/09/06/jovens-negros-so-o-alvo-dos-homicidios-em-alagoas.html








Ministra prevê acesso de 56 mil negros por ano nas federais





A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que a Lei de Cotas, sancionada nesta quarta-feira, 29, pela presidente Dilma Rousseff, deverá ampliar de 8,7 mil para 56 mil o número de estudantes negros que ingressam anualmente nas universidades públicas federais.
A lei determina que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos e indígenas.
Segundo a ministra, a associação de critérios sociais e raciais para as cotas foi a solução “politicamente possível” para tentar reverter a desigualdade no acesso ao ensino superior público.
Todo o esforço ao longo do tempo foi no sentido de se constituir cotas para negros, independentemente da sua trajetória escolar. Mas as propostas são colocadas de acordo com o grau de maturidade política da sociedade. Dentro dessa medida, conseguimos um resultado que eu considero positivo”, avaliou.
As universidades e institutos federais terão quatro anos para adotar progressivamente o porcentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. As regras e o cronograma para a transição ainda serão estabelecidos pela regulamentação, que deve sair ainda este ano.
Na avaliação da ministra, como a maioria das instituições federais já adota algum mecanismo de reserva de vagas para facilitar o acesso de certos grupos da população ao ensino superior, a adequação ao percentual estabelecido pela nova lei não será difícil. “O que o projeto faz é estabelecer um piso mais alto. Na maioria dos casos serão arranjos muito pequenos”.
Além de ampliar a diversidade no ensino superior público, Luiza Bairros acredita que a nova lei deverá estimular a melhora da qualidade do ensino médio nas escolas da rede pública. “A escola pública passará a ser procurada por outros alunos. A tendência é recuperamos no Brasil aquilo que já foi o ensino médio público brasileiro, que permitia a entrada das pessoas na universidade”, avaliou.

Nenhum comentário: