sábado, 6 de outubro de 2012

CAMPANHA DA DULOREN É RETIRADA DE CIRCULAÇÃO POR RACÍSMO





Campanha da Duloren é retirada de circulação


No anúncio, a modelo aparece ao lado de um "policial"
No anúncio, a modelo aparece ao lado de um "policial" Foto: Reprodução
Extra(fontes)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu, por unanimidade, determinar a retirada de circulação da campanha polêmica "Duloren — Pacificar foi fácil. Quero ver dominar". Os conselheiros do órgão mantiveram uma decisão de maio, que recomendava a suspensão do anúncio, em decisão de segunda instância, em 31 de julho, após a empresa recorrer, alegando que "é inerente à publicidade atrair a atenção dos consumidores, sem desrespeitá-los".
Na propaganda, divulgada em março deste ano, uma moradora da Rocinha aparece em roupas íntimas, ao lado de um modelo que veste um uniforme semelhante ao usado pelos oficiais do Batalhão de Operações Especiais $(Bope) da PM. Ao lado, é apresentada a mensagem: "Pacificar foi fácil. Quero ver dominar".
O relatório do Conar sobre o recurso da Duloren afirma que muitos consumidores criticaram o anúncio da marca de lingeries, avaliando-o como apelativo e sexista.
Além disso, a campanha foi considerada desrespeitosa à política de segurança pública do Rio de Janeiro e à implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
A relatora do recurso, Renata Garrido, destacou que existem formas criativas de anunciar lingeries, sem ferir normas de boa propaganda: "O anúncio tentou inovar e foi infeliz, pois vulgariza a mulher e banaliza o programa de pacificação das favelas, desrespeitando todas as partes envolvidas", disse ela em seu voto.

Nenhum comentário: